domingo, 12 de setembro de 2010

PAROTIDITE??? COMO ASSIM???


Alguém aqui já teve "caxumba" ou "papeira"? Eu só fico me lembrando daquela música da Xuxa: "Tá de caxumba, tá de papeira, vou te contar, a gente tem sarampo, piriri, catapora, cuidado que isso pode pegar, olha o perigo..." Lembram?

O nome técnico para isso é PAROTIDITE. Pois é. Inflamação nas glândulas salivares, que começa de uma hora pra outra e dói pra caramba.

Eu já tive isso antes, e começou exatamente do mesmo jeito: do nada, e dando aula. Pois é, almost 5 years ago... eu estava dando aula no Tomaz de Aquino ( e lá se vão 5 anos...) quando começei a sentir uma dor muito forte do lado direito do rosto, mas muiuiuiuiuuuuuuuuuuuuuuto forte mesmo, insuportável. Tive que pedir licença para a minha coordenadora na época para ir para a emergência, e olhe que era o meu primeiro ano na escola.

Saí correndo, sem saber o que estava acontecendo, e ao chegar no hospital, fui surpreendida por vários diagnósticos inconclusivos e incorretos, claros, desde os mais simples "eu nunca vi isso antes", "eu não sei o que é", "temos que fazer mais exames", até " ela terá que ficar de licença para verificar uma possibilidade de câncer nos linfonodos...".

Fui encaminhada para uma clínica para fazer um ultrassom emergencial, no qual não dignosticaram nada de conclusivo, a não ser uma inflamação nas tais glândulas salivares. Quase 10 horas depois, fui liberada do hospital sem saber o que eu tinha. Mas com muita dor. Minha sorte são os amigos, claro. Liguei para uma ex-colega, cujo marido é infectologista, e corri à casa dela, tarde da noite para que ele pudesse me avaliar.

Chegando lá, qual não foi minha surpresa. Ele olhou para mim, olhou os exames, deu risada e disse: "pró, você está com doença de criança: papeira. Nada demais. Repouso, evite frutas cítricas e alimentos ácidos, evitar muita mastigação, dieta líquida, sopa, iorgute, suco. É altamente contagiosa. Você não vai dar aula por 10 a 15 dias para não passar para os alunos. Tomar analgésico para dor, descansar."

Pois é. Depois de 5 anos, estou eu aqui com essa maldita inflamação de novo. Aí pensei: papeira de novo, como? Se uma vez com a doença ficamos imunes à ela? Dessa vez é bacteriana, ou seja, não pode ser transmitida, mas continua doendo do mesmo jeito. Que tal???

Mais alguns detalhes técnicos:

Definição

- Inchação da glândula parótida em frente a orelha e que atravessa o canto da mandíbula. (em 70% das crianças ambas as glândulas ficam inchadas). (TÁ PARECENDO QUE EU LEVEI UM MURRO NA BOCHECHA)
- Dor na glândula inchada com tato ou pressão. (MUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITA)
- A dor aumenta com a mastigação.
- Febre superior a 37,8ºC. (Não tive febre todos os dias, só no 1º dia)
- A criança não recebeu a vacina contra a caxumba (como parte da imunização MMR na idade de 12 a 15 meses).
- O contato com outra criança com caxumba 16 a 18 dias antes. (só se foi através de algum aluno meu, o que não é difícil...)

Causa - A parotidite (caxumba) é uma infecção viral aguda na glândula parótida que produz saliva e está localizada à frente e abaixo de cada ouvido.

A febre geralmente desaparece em 3 ou 4 dias. A inchação e a dor em 7 dias.

Risco de contagio - A doença é contagiosa até a inchação desaparecer (geralmente 6 ou 7 dias). Seu filho não deve ir a escola e deve ficar longe das outras crianças que não tenham tido caxumba ou que não tenham recebido a vacina.

3 comentários:

  1. Olá eu tenho esse problema na glândulada parótida, a muito tempo atraz nas do lado esquerdo,ai fui ao medico ele pediu uma cintilografia e estava mesmo obstruida, tinha que massagear para sair a saliva pois ele disse que spo em ultimo caso faria uma cirurgia p/ desobistruir ela, agora sinto muita dor do lado direito só que a saliva não sai e doi muuuuuuuuuuuuuuuito,agora vou passar com um cirurgião de cabeça e pescoço p/ ver o diaginóstico dele, espero não ter que fazer cirurgia pois ele disse que é muito perigoso pois pode afetar o nervo da face e vir a ter uma paralizia facial,estou apavorada se alguem tem esse problema me mande uma email por favor.
    zacarioto.nina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. meu filho hyan felipe de 5 anos, teve 3 crises de parotidite em menos de 1 mês, ai tomou vários antibiótico e medicamentos em vão, até que finalmente DEUS mandou uma médica abençoada do hospital HRAN D.F que internou ele e graças a Deus desapareceu o inchaço irá passar por um otorrinolaringologia amanhã dia 02/01/11 e vão decidir se vão fazer mais algum exame pois até infecção sanguinia ele teve qualquer comentário meu email é cris.cunha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, em que deu seu problema? resolveu?

    ResponderExcluir